quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Marcas e Surpresas



Eu tenho um sapato de cor roxa. É deveras um calçado confortável que me acompanha há mais de um ano, principalmente quando vou ao trabalho.

Hoje, choveu. Aliás, ainda está chovendo aquela chuvinha incessante que te dá vontade de dormir até cansar... Chuvinha que me fez estrear sombrinha (descartável) comprada na Casa & Vídeo.

Quando cheguei ao meu lar (é tão aconchegante que me recuso a chamar simplesmente de “minha casa”), constatei meus pés molhados e manchados. Manchados de roxo. Sim, meu sapatinho – já velho – resolveu desbotar e me deixar marcas nos dedos e no calcanhar direito.

Foi aí que pensei: coisas velhas podem (ainda) nos marcar. Coisas usadas podem (ainda) gerar surpresas. E estendo isso pro humano e sua forma de se relacionar com outros humanos. Eu acredito que amizades antigas, amores gastos pelo tempo e qualquer outro tipo de relacionamento semi-eternizado pode marcar e surpreender.
Como ? Reinventando-se. Pessoas se reinventam. E isso nos salva do marasmo existencial. O humano é múltiplo em possibilidades e isso o torna uma potência na mão do legado divino mais contestado: o legado da nossa liberdade de escolha. Reinventar-se é investir nessa liberdade e aceitar a responsabilidade de que cada escolha deixa marcas. E surpresas também.

5 comentários:

  1. Ju, adorei o blog!!!
    Aliás, ideiosa como é, já era hora mesmo de ter um lugar para mostrar um pouco mais de quem você é!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Minha Psi!! Amei seu blog. Parabéns pela criatividade, ousadia e veia poetica!!!!!!!!!!!!!!! Bjossss

    ResponderExcluir
  3. "O humano é múltiplo em possibilidades e isso o torna uma potência na mão do legado divino mais contestado: o legado da nossa liberdade de escolha. Reinventar-se é investir nessa liberdade e aceitar a responsabilidade de que cada escolha deixa marcas. E surpresas também."

    Genial, denguinho! Vou demorar uns dez anos para escrever algo neste nível de qualidade. Pensando bem, nem preciso escrever, afinal, terei você pelo resto da vida ao meu lado pra compartilhar dos pensamentos viajantes!
    :)

    Amo você. Te dou apoio e consultoria em blogs quando precisar!
    hahahahhahaha

    ResponderExcluir
  4. Querida Pequeneza... foi com imenso carinho que li seu blog tão maravilhoso e criativo! Você continua surpreendendo esses humildes seres humanos que estão ao seu redor; enchendo suas vidas de simplicidade, paciência, perseverança e amor. Que sua notável presença humana continue presente em nossos corações, com sede de palavras e ações que tocam nossas almas... Parabéns!

    ResponderExcluir